Uma ideia transformada em realização: assim é a Atlética de Jornalismo da UEPG
por Sebastião Machado Neto
(1º presidente e membro fundador da AAJ)
Mas isso estava longe de acontecer. O Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR) assumiu a organização local dos jogos, e deu prioridade as questões estruturais, enquanto os alunos mal sabiam o que iria acontecer a alguns quarteirões de distância de onde eles estudavam. Há quinze dias dos jogos, nada de concreto se tinha para a UEPG participar dos jogos: camisetas, pacotes vendidos, até mesmo a participação de equipes da Universidade nos jogos. Então veio uma loucura maior de alguns daqueles que não viam a horas dos jogos começarem: a criação de uma Associação Atlética no curso.
No dia 7 de abril de 2009, seis alunos do 2º ano de Jornalismo “compraram” a ideia e decidiram fazer a UEPG participar de verdade: Cristhian Teixeira, Cristhiano Correia, Felipe Liedmann, Milena Rezende, Nataniel Zanferrari e Sebastião Neto. No pouco tempo que tiveram, organizaram e mobilizaram a participação que rendeu a Universidade o 5º lugar geral nos JUCS, e mostraram que era possível a participação dos estudantes no grande evento que os Jogos se tornariam mais a frente.
A partir de então, a Associação Atlética Jornalismo UEPG (AAJ) não parou de evoluir: aumentou sua participou no Comunica Beach, e na parceria com a nova gestão do CAJOR, terminou os Jogos da Primavera daquele ano como o terceiro curso inscrito no maior número de modalidades dentro da competição. No início de 2010, o reconhecimento começava a ser feito: o CAJOR cedeu a AAJ a gestão do esporte do curso de Jornalismo, extinguindo a sua Secretaria de Esportes. Meses depois, a Atlética participava da VII Semana de Integração da Resistência, evento simbólico da força dos alunos do curso, com a organização do I Troféu da Resistência, que teve o título da Atlética das Engenharias da UEPG.
No V JUCS, realizados em Porto União/SC, participação maior e o vice-campeonato do Futsal Feminino e do Xadrez, repetindo o 5º lugar geral no evento, que já contava neste ano com faculdades de todo o sul do país. No mesmo mês, uma conquista importante para a AAJ: fomos a primeira Atlética da cidade, e uma das únicas do país, a realizar eleições diretas para escolher sua diretoria: Sebastião Neto, Milena Rezende, Luan Azevedo, Felipe Liedmann, Jean Ferreira, Nataniel Zanferrari e Cristhiano Correia foram eleitos com quase 90% dos votos válidos, para a Gestão “Sou Coringaço 2010/2011”.
Em setembro, mais uma participando recorde nos Jogos da Primavera, com números históricos quando nos referimos ao curso de Jornalismo da UEPG: 2º curso com mais equipes inscritas na competição, superando cursos como Educação Física e Engenharia Civil; 5º Lugar Geral no Grupo Aberto Masculino; 4º Lugar Geral no Grupo Aberto Feminino, além da conquista inédita do Xadrez Feminino, quebrando um jejum de conquistas na competição que durava quase 20 anos. No III ComunicaBeach, ultrapassamos a marca de 40 pessoas na delegação, e um índice de participação de quase 30% dos alunos matriculados no curso.
Pouco antes do fim do ano, a AAJ escrevia mais um capítulo importante na sua curta história: através da sua “Cartilha de Propostas para o Esporte na UEPG”, a Atlética comprometeu a nova gestão do DCE com uma política voltada para o esporte e a integração, e teve papel fundamental na recém-criada Liga das Atléticas de Ponta Grossa, além do processo de descriminalização das Atléticas dentro do Movimento Estudantil.
Já em 2011, a quarta participação na Copa Cidade de Ponta Grossa de Futsal, tanto no masculino quanto no feminino, se consolidando como único curso universitário de Ponta Grossa a participar da competição municipal. Junto a isso, mais uma participação na Semana da Resistência, organizando a II Edição do Troféu da Resistência, que desta vez foi disputado entre as quaro turmas do curso. Na política, a AAJ representou todas as Atléticas de Ponta Grossa no 43º Congresso da União Paranaense dos Estudantes, e no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes, discutindo os rumos do Movimento Estudantil no Paraná e no Brasil.
Nos JUCS 2011, em Rio Negro/PR, a delegação “Mais Louca que o Batman” não fez feio: Campeã no Xadrez, Vice no Tênis de Mesa, e 4ª colocada no Futsal Feminino. Um dia antes da viagem aos jogos, a democracia se fez presente mais uma vez: eleições diretas para a nova diretoria e a vitória do novo presidente Luan Azevedo, junto com Thiago Terada, Rafaela Mendes, Jean Ferreira, Danilo Schleder, Laísa Brigantini e Melissa Eichelbaun. Com quase 80% dos votos válidos, a Gestão “Sou Coringaço 2011/2012” tem a missão de seguir a evolução da AAJ, que mostra ao curso de Jornalismo que a loucura de uma Atlética por aqui pode seguir virando uma realidade.
“Curtam a Atlética, é uma experiência única. Jamais joguem fora a oportunidade de integração e de representar a sua Universidade que ela te oferece. Ela não é minha, nem de ninguém. É feita para todos nós, para curtirmos todos juntos!”