História

Uma ideia transformada em realização: assim é a Atlética de Jornalismo da UEPG

por Sebastião Machado Neto
(1º presidente e membro fundador da AAJ)

Abril de 2009. No mês da realização do IV Jogos Universitários de Comunicação Social (JUCS) daquele ano, pouco os estudantes do curso de Jornalismo da UEPG sabiam sobre o evento, mesmo ele acontecendo em Ponta Grossa. Depois de “douze” malucos representarem a Universidade na edição da estreia do ComunicaBeach - a versão de praia dos jogos - em novembro de 2008, os JUCS vinham para cá como uma esperança de aumentar a participação da UEPG no evento.

Mas isso estava longe de acontecer. O Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR) assumiu a organização local dos jogos, e deu prioridade as questões estruturais, enquanto os alunos mal sabiam o que iria acontecer a alguns quarteirões de distância de onde eles estudavam. Há quinze dias dos jogos, nada de concreto se tinha para a UEPG participar dos jogos: camisetas, pacotes vendidos, até mesmo a participação de equipes da Universidade nos jogos. Então veio uma loucura maior de alguns daqueles que não viam a horas dos jogos começarem: a criação de uma Associação Atlética no curso.

No dia 7 de abril de 2009, seis alunos do 2º ano de Jornalismo “compraram” a ideia e decidiram fazer a UEPG participar de verdade: Cristhian Teixeira, Cristhiano Correia, Felipe Liedmann, Milena Rezende, Nataniel Zanferrari e Sebastião Neto. No pouco tempo que tiveram, organizaram e mobilizaram a participação que rendeu a Universidade o 5º lugar geral nos JUCS, e mostraram que era possível a participação dos estudantes no grande evento que os Jogos se tornariam mais a frente.

A partir de então, a Associação Atlética Jornalismo UEPG (AAJ) não parou de evoluir: aumentou sua participou no Comunica Beach, e na parceria com a nova gestão do CAJOR, terminou os Jogos da Primavera daquele ano como o terceiro curso inscrito no maior número de modalidades dentro da competição. No início de 2010, o reconhecimento começava a ser feito: o CAJOR cedeu a AAJ a gestão do esporte do curso de Jornalismo, extinguindo a sua Secretaria de Esportes. Meses depois, a Atlética participava da VII Semana de Integração da Resistência, evento simbólico da força dos alunos do curso, com a organização do I Troféu da Resistência, que teve o título da Atlética das Engenharias da UEPG.

No V JUCS, realizados em Porto União/SC, participação maior e o vice-campeonato do Futsal Feminino e do Xadrez, repetindo o 5º lugar geral no evento, que já contava neste ano com faculdades de todo o sul do país. No mesmo mês, uma conquista importante para a AAJ: fomos a primeira Atlética da cidade, e uma das únicas do país, a realizar eleições diretas para escolher sua diretoria: Sebastião Neto, Milena Rezende, Luan Azevedo, Felipe Liedmann, Jean Ferreira, Nataniel Zanferrari e Cristhiano Correia foram eleitos com quase 90% dos votos válidos, para a Gestão “Sou Coringaço 2010/2011”.

Em setembro, mais uma participando recorde nos Jogos da Primavera, com números históricos quando nos referimos ao curso de Jornalismo da UEPG: 2º curso com mais equipes inscritas na competição, superando cursos como Educação Física e Engenharia Civil; 5º Lugar Geral no Grupo Aberto Masculino; 4º Lugar Geral no Grupo Aberto Feminino, além da conquista inédita do Xadrez Feminino, quebrando um jejum de conquistas na competição que durava quase 20 anos. No III ComunicaBeach, ultrapassamos a marca de 40 pessoas na delegação, e um índice de participação de quase 30% dos alunos matriculados no curso.

Pouco antes do fim do ano, a AAJ escrevia mais um capítulo importante na sua curta história: através da sua “Cartilha de Propostas para o Esporte na UEPG”, a Atlética comprometeu a nova gestão do DCE com uma política voltada para o esporte e a integração, e teve papel fundamental na recém-criada Liga das Atléticas de Ponta Grossa, além do processo de descriminalização das Atléticas dentro do Movimento Estudantil.

Já em 2011, a quarta participação na Copa Cidade de Ponta Grossa de Futsal, tanto no masculino quanto no feminino, se consolidando como único curso universitário de Ponta Grossa a participar da competição municipal. Junto a isso, mais uma participação na Semana da Resistência, organizando a II Edição do Troféu da Resistência, que desta vez foi disputado entre as quaro turmas do curso. Na política, a AAJ representou todas as Atléticas de Ponta Grossa no 43º Congresso da União Paranaense dos Estudantes, e no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes, discutindo os rumos do Movimento Estudantil no Paraná e no Brasil.

Nos JUCS 2011, em Rio Negro/PR, a delegação “Mais Louca que o Batman” não fez feio: Campeã no Xadrez, Vice no Tênis de Mesa, e 4ª colocada no Futsal Feminino. Um dia antes da viagem aos jogos, a democracia se fez presente mais uma vez: eleições diretas para a nova diretoria e a vitória do novo presidente Luan Azevedo, junto com Thiago Terada, Rafaela Mendes, Jean Ferreira, Danilo Schleder, Laísa Brigantini e Melissa Eichelbaun. Com quase 80% dos votos válidos, a Gestão “Sou Coringaço 2011/2012” tem a missão de seguir a evolução da AAJ, que mostra ao curso de Jornalismo que a loucura de uma Atlética por aqui pode seguir virando uma realidade.

“Curtam a Atlética, é uma experiência única. Jamais joguem fora a oportunidade de integração e de representar a sua Universidade que ela te oferece. Ela não é minha, nem de ninguém. É feita para todos nós, para curtirmos todos juntos!”